terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ensinamentos Sathya Sai Baba - FALA


            ENSINAMENTOS DE SATHYA SAI BABA.
                                                                                              A FALA.....


Os ensinamentos espirituais colocaram grande ênfase em saber o uso apropriado dos órgãos dos sentidos e em aplicar esse entendimento na vida diária.

Cada órgão dos sentidos dado aos seres humanos possui um uso específico, mas a língua é dotada de duplo poder. Esta possui o poder da fala e o poder da degustação. Na Gita, o Senhor o adverte para ser muito cuidadoso no uso da língua.

A fala tem seu próprio e poderoso impacto na mente e em todo o processo mental. Possui um poder tremendo. Pode desorientar sua mente. Pode partir seu coração. Pode até mesmo matá-lo.
Pode também dar vida e o encorajamento e ajudá-lo a alcançar seus objetivo divino. Estes são resultados opostos entre si e contraditórios, ambos produzidos pela palavra falada.

Vocês não devem falar muito. A energia divina que esta em você será desperdiçada. Por se ocuparem em demasiada conversação, seu poder de memória será reduzido e a fraqueza será desenvolvida em seu corpo. Envelhecimento precoce será o resultado final, além disso, vocês terão também um mau nome.

A causa mais comum do envelhecimento precoce e da senilidade é esta falação e mais falação e ainda mais falação. Toda a falação não é boa. Você deve observar o silêncio. Desde o nascimento, você não desenvolveu o hábito do silêncio interno. Deve desenvolvê-lo agora.

Silencie, e induzirá o silêncio aos outros. Não se dê ao hábito de gritar, falar demais e vociferar. Reduza os contatos ao mínimo. Carregue com você uma atmosfera de quietude contemplação onde quer que esteja. Para alguns que vivem permanentemente tagarelice, num furacão de ruídos. Estando eles numa exposição, numa feira, num hotel, num templo, agitarão suas línguas e não pararão. Tais pessoas não avançarão na estrada para Deus.

Falem a sua “verdade”, falem de forma agradável e não falem uma  “verdade” desagradável. Estes três valores se referem aos domínios ético, moral e espiritual da vida respectivamente. Fale a verdade, pratique a conduta correta.

O som dos mantras tem a virtude de transformar impulsos e tendências. O vocábulo mantra significa aquilo que protege e salva quando repetido na mente. Vibre sempre os mantras dentro de sua mente, isto prevenirá o mal falar, conversas sem propósito, maledicência e escândalo. Fale somente quando seu falar seja essencial e só tanto quanto necessário, fale docemente e sem quaisquer reservas.

A fala é uma ferramenta que você usam para expandir seus pensamentos, idéias, sentimentos, desejos, orações, alegrias, tristezas. Se estiverem zangados, usam para falar palavras ásperas em voz alta. Se estiverem contentes, usam para falar palavras suaves em voz baixa e agradável. Eu quero que usem suas línguas somente para o seu bem e para o bem dos outros. Se falam de maneira áspera com o outro, ele também ira falar alto e áspero, palavras iradas causam mais palavras iradas, mas se usam palavras macias e doces quando outro esta zangado com vocês, ele se acalmará. Ficará arrependido de usar sua língua daquela maneira. Não gritem, não falem mais do que o necessário, não falem quando não há necessidade de falar, quando vocês falam para alguém ou a um grupo de amigos, levantem a voz a uma altura que é exatamente adequada para o ouvinte ou ouvintes e não mais. Por que vocês não devem desperdiçar sua energia para falar mais alto e por tempo mais longo do que o necessário.

Vocês precisam falar palavras suaves e doces a todos...
Todos gostam de ouvir voz suave. Fale suave e docemente.

Não usem palavras infames contra o outro. Tais palavras não devem surgir de sua língua,  nem devem entrar no ouvido do outro. Lembrem que Deus existe dentro de seus corações, bem como nos corações de todos. Ele ouve e vê todas as coisas. Vocês não dizem, “Minha cabeça, minha mão, meu olho, minha mente, minha idéia? Agora, quem é este Eu, que possui, o corpo, a mente, o cérebro?  Este Eu é a centelha de Deus que esta em vocês. Esta centelha esta em cada um. Assim, quando você usam palavras ásperas, cruéis, iradas, infame, contra o outro, o Deus em vocês e o Deus na outra pessoa é machucado. A língua é uma ferramenta, como eu disse. Vocês podem machucar a vocês mesmos e machucar os outros com ela. Assim, sejam muito cuidadosos, usem-na somente para o seu bem e para o bem dos outros. Se vocês usarem para falar palavras amáveis, para repetição do nome de Deus ou para cantar sua glória, ou orar, ou fazer uma prece,então ela é colocada no melhor uso.

O eterno fluxo interno do princípio de Saraswati.  A fala Nossa faculdade divina e como tal não devem ser usadas de forma inadequada. Você não pode agradar sempre, mas podem falar sempre de forma agradável. O controle da fala é de importância vital. Se o seu pé desliza e você cai, não há nenhum grande dano, mas se deslizarem em sua fala, isto causará danos irreparáveis. De todas as faculdades humanas, a fala é de grande importância e deve ser usada com cuidado extremo. Não falem inverdade ou de forma a ferir alguém. Pode-se pensar que é um trabalho difícil, mas é muito fácil. De fato mais que seus dentes ou outra parte do corpo, sua língua esta sob seu controle. Ela é extremamente flexível e não tem nenhum osso, podem movê-la para qualquer lado e falar de qualquer modo que quiserem, só devem pronunciar palavras sagradas, os sons emanam. O som simboliza o princípio divino. Deus é a personificação do som, mobilidade e imobilidade, da luz, da fala, da bem aventurança eterna, suprema, da ilusão e da riqueza, portanto falem sempre docemente.

Os Vedas declaram “ A divindade a tudo permeia. Estas vibrações divinas são imanentes em todos nós da cabeça aos pés. As vibrações divinas os permearão e vocês só sentirão a bem-aventurança divina se fizerem constantemente o uso adequado de sua faculdade de falar.

Falem o bem e façam o bem. Santifiquem suas vidas. Desta maneira, distribuam a bondade pelo mundo. Falem com amor. Cantem com amor...

Fale pouco. Fale docemente. Fale somente quando houver necessidade. Fale somente àqueles a quem deve falar. Não grite ou levante a voz irada. Um controle tal lhe melhorará a saúde física e a paz mental com os demais, poupando energia.

O controle da fala é o mais importante. Conversação excessiva deve ser evitada. A fala deve ser doce e bem intencionada.

Não falem mal dos outros. Não falem dos outros, mas se você precisar fale somente do que é bom neles. Todos somos bons, se vocês vêem o mal neles é porque existe mal em vocês.

Insisto sobre o falar tranqüilo, suave e pouco. Isto é linguagem sátvica. Não tenha rancor, não esquente, não odeie ao falar. Falando satvicamente, se evita hipertensão e promove respeito e amor mútuos.

Assim os homens devem aprender a falar doce e agradável. O doce confere a paz, o meio para auto-realização. É no coração do homem que fala docemente que Sri Rama habita.

Adoro este texto, pois muitas vezes achamos que falar seria a solução, mas silenciar faz com que observemos mais e tenhamos maior respostas ao nosso caminho......





MANDALA – LABIRINTO


Muitos dizem não conseguir fazer meditação. A meditação não é necessariamente  sentar e ouvir música, mas pode ser feita a todos os momentos até limpando uma casa, no trânsito parado e no olhar de uma criança..

As Mandalas são apaixonantes, pois consegue fazer com que meditemos e ao mesmo tempo falemos conosco mesmo, existe várias formas de meditar, desenhando, pintando, escrevendo, andando....

O Labirinto é uma forma quase Ocidental de meditação, pois foi criada pelos Cristãos e ao andar na mandala-labirinto começará de fora para dentro. Os ocidentais começam suas mandalas de dentro para fora. O labirinto, pode ser feito em Lona, madeira, tecido. Pode ser grande ou pequeno, podemos percorrer com os dedos.

Você pode colocar uma música e caminhar no labirinto com seus dedos, ao terminar escreva em um diário seus sentimentos, suas impressões e depois ao final de um mês verifique como se sente.

Se quiser saber mais, leciono um curso à distância de “Mandala Terapêutica”, ficarei lisonjeada com presença de todos, para que juntos possamos caminhar no labirinto, desenhar e pintar mandalas para nosso autoconhecimentos e descobertas......



Nenhum comentário:

Postar um comentário