segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RUNAS



            Esta pequena explicação visa proporcionar um equilíbrio das diferentes facetas da personalidade humana, bem como o autocontrole dos corpos físico, mental, astral e espiritual.
            Buscamos ajuda nos momentos de incertezas, mas nem sempre as pessoas as quais contamos estarão disponíveis, este pequeno manual baseado nos ensinamentos dos Vikings, as letras Rúnicas eram conhecidas nas civilizações antigas e hoje voltam a atuar transformando a vida de cada um de nós.  As Runas podem ser pintadas em pedras a contém as inscrições, simbolizando as letras rúnicas existem também outros maneiras no qual vem escrito as letras rúnicas.
            Vou contar  para você um pouca da história das runas....
Runas são um alfabeto antigo germânico, usado para adivinhação escrita e magia. Eles foram usados ​​por todo o norte da Europa, Escandinávia, as ilhas britânicas, e Islândia a partir de cerca de 100 aC a 1600 dC inscrições Runic de idade grande mesmo ter sido encontrado na América do Norte, apoiando as histórias que os vikings chegaram à América muito antes de Colombo. Tácito, no capítulo X de sua Germania, descreve uma forma de adivinhação utilizado por tribo germânica.
"Para adivinhação e lançamento de sortes, eles prestam atenção para além de qualquer outras pessoas Seu método de sorteio é simples:. Cortaram um ramo de uma árvore frutífera e dividi-lo em pequenos pedaços que marcam com certos sinais distintivos e aleatoriamente em um pano branco. Então, o padre da comunidade, se os lotes são consultados publicamente, ou o pai da família se for feito em privado, depois de invocar os deuses e com os olhos erguidos para o céu, pega três peças, um de cada vez, e interpreta-os de acordo com os sinais marcados previamente em cima deles. "
Runas são oráculos do qual se procura um conselho. Eles funcionam melhor se você detalhar suas circunstâncias atuais e, em seguida, fazer uma pergunta específica. Leituras de Runas são, por vezes obscuras. Sugerem as respostas, mas você tem que descobrir os detalhes. 
Adivinhação rúnica  não é "adivinhação" no sentido de que uma realmente vê o futuro. Em vez disso, runas  é meio de analisar o caminho que um está ligado e um resultado provável. O futuro não é fixo. Ela muda com tudo o que se faz. Se alguém não gosta da previsão, podemos sempre mudar caminhos.
Desde os tempos antigos, as runas foram usadas para a adivinhação e magia, além de escrever. A palavra "runa" significa realmente mistério, segredo ou sussurro. Cada runa tem significados esotéricos e as propriedades associadas a ele, além do seu significado mundano e valor fonético. Cada uma traduz em uma palavra ou uma frase significa conceitos importantes para os povos que as usaram, representando as forças da natureza e da mente. Cada runa tem uma história ligada a ela, uma relação com um Deus nórdico.
Odin, o grande deus Nórdico dos Aesir, se pendurou da árvore do mundo, Yggdrasil, empalado em sua própria lança, por nove dias e noites, a fim de obter o conhecimento das runas. Quando os runas apareceram abaixo dele, ele estendeu a mão e levou-os para cima, e o conhecimento rúnico deu-lhe poder. Mais tarde, ele passou esse conhecimento à deusa Vanir Freya. Ela, por sua vez, ensinou-lhe a magia de seiðr. Heimdall, o deus que guardava a ponte do arco-íris, ensinou as runas para a humanidade.
Alfabeto rúnico apareceu pela primeira vez entre as tribos germânicas da Europa Central e Oriental.  Algum símbolo runas é provável que tenham sido adquiridos de outros alfabetos, como a grega, etrusca, romana e os primeiros. As runas eram feitas de linhas retas para fazer os personagens adequados para corte em madeira ou pedra. As primeiras inscrições rúnicas em pedra são datadas do século 3 dC, embora seja provável que as inscrições rúnicas estiveram em uso por alguns séculos antes.
O antigo alfabeto Rúnico Germânico ou "Elder Futhark" contêm 24 runas. Os primeiros seis runas do alfabeto soletrar a palavra "FUTHARK". Como as runas se espalharam para o norte na Escandinávia, alguns símbolos rúnicos foram retirados eo alfabeto foi reduzido para apenas 16 runas. Entre 400 e 600 dC, três tribos germânicas, os anglos, saxões e jutos, invadiram a Grã-Bretanha. Trouxeram as runas com eles. As formas de várias das runas mudaram, notavelmente as runas para A / O, C / K, H, J, S, e Ng. Além disso, mudanças na língua conduziram a nove runas que está sendo adicionado ao alfabeto para compensar os sons extras, ea diversas runas foram dadas letras correspondentes diferentes. Este alfabeto, expandido a 33 símbolos, tornou-se conhecido como o Futhorc anglo-saxão. Os nomes próprios runas foram passados ​​para baixo relativamente intacta. Embora nenhum manuscrito,  existem listagem dos nomes dos mais velhos runas germânicas, o anglo-saxão e poemas escandinavos runas concorda com tal ponto que sua origem comum pode ser deduzido.
Há muitas versões dos alfabetos rúnico. Cada um tem variações de nomes, formas, significados esotéricos e usos mágicos. Não se deve misturar futharks, ou a intenção ou significado torna-se confuso. O Elder Futhark, o Futhorc anglo-saxão, e os mais jovens (ou escandinavo) Futhark são as versões mais freqüentes dos alfabetos rúnico em uso hoje.
As runas são divididas em três seções ou grupos de oito, chamado aett (Aettir, plural). Isso ajuda a lembrar a sua ordem e, mais tarde, você vai ver, tem um significado em usos mágicos.
Primeiro o nome runa é dado, então seu valor fonético, a sua imagem simbólica e, finalmente, o significado esotérico usado em adivinhação. Muitos discordam sobre se deve ou não colocar um significado diferente em uma runa que cai em uma posição invertida. No entanto, qualquer das runas pode aparecer invertida(que literalmente significa "escuro”), dependendo de como as runas são lançadas. Note que uma "invertida"  não é o oposto de seu significado primário, mas geralmente tem uma conotação mais negativa.
Para utilizar este presente mágico que com certeza transformará seu dia a dia deve:
1º - Concentrar-se em um assunto ou fazer uma pergunta.
2º - Tirar uma pedra da bolsa
3º - Procurar seu significado e
4º - Ler a mensagem consciente de que as pedras não dizem “sim “ ou “não”. Elas apontam as direções para você VOCÊ  por meio do livre-arbítrio escolha seu futuro  e o assuma.
Se a pedra vier em sua invertida ( ao contrário), procure o seu sentido contrário.
O  alfabético rúnico era composto de 24 letras. Era chamado devido as suas 6 primeiras letras ou glifos. Era também diividido em 3 grupos de 8 letras, denominados “aett” o que significa “número de 8”, às 24 Runas iniciais foi acrescida mais uma Runa em branco. É a Runa de Odin sem inscrição, representando aquilo que não pode ser evitado a predestinação
 
MENSAGEM  E SIGNIFICADO....

                                                                      

 Fehu ( F:. bens) Posses venceu ou ganhou, ganhou renda, sorte. Abundância, força financeira no futuro, presente ou próximo. Sinal de esperança e muito sucesso e felicidade. Sucesso social. Energia, previsão, fertilidade, criação / destruição (se tornar). Fehu invertida : Perda da propriedade pessoal, auto-estima, ou algo que você colocou no esforço para manter. Ele indica algum tipo de falha. Ganância, atrofia, discórdia.Covardia, estupidez, estupidez, a pobreza, a escravidão bondade,.

Uruz : ( U:. força) A força física e velocidade, indomável potencial. Um tempo de grande energia e saúde. Liberdade, energia, ação, coragem, força, tenacidade, compreensão, sabedoria. Mudanças súbitas ou inesperadas (geralmente para melhor). Desejo sexual, a potência masculina. A formação do poder e do padrão, a formulação do eu. Uruz invertida: obsessão fraqueza, força de extravio, a dominação por outros. Doença, incoerência, a ignorância. Luta, brutalidade, imprudência, insensibilidade, violência.

 Thurisaz : ( TH:. Portal) força reativa, força dirigida da destruição e da defesa, conflito. Vai instintivo, erotismo vital, catalisador regenerativo.A tendência para a mudança. Catarse, purgação de fogo, a limpeza. Sexualidade masculina, a fertilização. (Thorr, o deus do trovão, era de gigantes.) Thurisaz invertida: Perigo, indefesa, compulsão, traição ,. Mal, malícia, ódio, tormento, despeito, mentiras. Um homem ou uma mulher má. Estupro?

 Ansuz : ( A: Sinais, comunicação deus ancestral, ou seja, Odin) Uma mensagem de revelação ou  você mesmo,.. Sinais, inspiração, entusiasmo, fala, visão verdadeira, poder das palavras e nomes. Bênçãos, a tomada de conselho. Boa saúde, harmonia, verdade, sabedoria. Ansuz invertida o: Incompreensão, a ilusão, a manipulação por outros, o tédio. Vaidade e grandiloqüência. (Odin é um deus poderoso, mas uma fraude. Ele sempre tem sua própria agenda.)

aidho : ( R:. carro/ viagem) viajar, tanto em termos físicos e os de direção de estilo de vida. Uma viagem, férias, mudança, evolução, mudança de lugar ou configuração. Vendo uma perspectiva mais ampla. Vendo o movimento certo para você fazer e decidir sobre ela. Ritmo pessoal, ritmo mundo, dança da vida. Raidho invertida: rigidez Crise, estagnação, injustiça, irracionalidade. Rompimento, deslocamento, rebaixamento, ilusão, possivelmente a morte de um.

 Quenaz : ( K:.  abertura) Visão, revelação, conhecimento, criatividade, inspiração, habilidade técnica. Fogo vital da vida, poder aproveitado, fogo da transformação e regeneração. Poder de criar sua própria realidade, o poder da luz. Aberto a uma nova força, energia e poder agora. Paixão, o amor sexual.Quenaz invertida: Doença, separação, instabilidade, falta de criatividade. Nudez, exposição, perda de ilusão e falsas esperanças.

 Gebo : ( G:. dar, associação) presentes, tanto no sentido de sacrifício e de generosidade, indicando equilíbrio. Todos os assuntos em relação a trocas, incluindo contratos, relacionamentos pessoais e parcerias. Gebo  (Gebo não pode ser invertida, mas pode estar na oposição): A ganância, a solidão, a dependência, o sacrifício-over. Obrigação, pedágio, privação, suborno.

 Wunjo : ( W ou V:. Alegria,apreciar) Alegria, conforto, prazer. Comunhão, harmonia, prosperidade. Glória êxtase, recompensa espiritual, mas também a possibilidade de ir  “acima do topo". Se contido, o significado é de sucesso geral e reconhecimento do valor. Wunjo invertida: embrutecimento, tristeza, luta, alienação. Delirio, intoxicação posse, por forças superiores, o entusiasmo impraticável. 

Hagalaz : ( H:.  disrupção, saudar) Ira da natureza, destrutiva, as forças descontroladas, especialmente o tempo, ou dentro do inconsciente. Temperamental,  testes julgamento,. Crise controlada, levando à conclusão, a harmonia interior. Hagalaz  invertida (Hagalaz não pode ser invertida, mas pode estar na oposição): desastres naturais, catástrofes. Perda de estagnação, de poder. Dor, perda, sofrimento, sofrimento, doença, crise.

 Nauthiz : ( N:. sujeição, precisar) Atrasos, restrição. Resistência levando a inovação, força, precisa-fogo (auto-suficiência). Confusão, angústia, conflito, força de vontade para superá-los. Sobrevivência, resistência, determinação. Um momento de exercitar a paciência. Reconhecimento do próprio destino. Principais auto-iniciada a mudança. Enfrente seus medos. Nauthiz invertida: restrição da liberdade, da angústia, labuta, labuta, flacidez. Necessidade  extrema, querem, privação, fome, necessidade, a pobreza, a fome emocional.

 Isa : (I :. Imobilidade, gelo) Um desafio ou frustração. Bloqueios psicológicos ao pensamento ou à atividade, incluindo injustiças. Paralisação, ou uma hora de voltar para dentro e esperar pelo que há de vir, ou procurar clareza. Esta runa reforça runas em torno dela. Isa (Isa não pode ser invertida, mas pode estar na oposição): Ego-mania, apatia, cegueira, dissipação. Traição, ilusão, mentira, traição, engano, emboscada, parcelas.

 Jera : ( J ou Y:. boa colheita) Os resultados de esforços anteriores são realizados. Um tempo de paz e da felicidade, estação frutífera. Ele pode romper estagnação. Esperanças e expectativas de paz e prosperidade. A promessa de sucesso conquistada. Ciclo de vida, padrão cíclico do universo. Tudo muda, no seu próprio tempo. Jera  ( não pode ser invertida, mas pode estar na oposição): retrocesso súbito, reversões. A grande mudança, a repetição, o momento errado, a pobreza, o conflito.

 Eihwaz : ( EI: defesa) Força, confiança, credibilidade.. Iluminação, resistência. Defesa, proteção. A força motriz para adquirir, fornecer motivação e um senso de propósito. Indica que você definir suas vistas sobre um alvo razoável e pode atingir seus objetivos. Um homem honesto que pode ser invocado.Eihwaz invertida: Confusão, destruição, insatisfação, fraqueza.

 Perthro : ( P:. iniciação,) o significado incerto, um assunto em segredo, um mistério, coisas escondidas e habilidades ocultas. Conhecimento iniciação, do próprio destino, o conhecimento de matérias futuras, determinando o futuro ou o seu caminho. Referentes a coisas femininas, mistérios femininos incluindo a fertilidade feminina, e vagina. Muito bom companheirismo e alegria. Mudança evolutiva. Perthro invertida ou Merkstave: Addiction, a estagnação, solidão, mal-estar.

 Algiz : ( Z ou-R:. Elk, a proteção) de proteção, um escudo. O desejo de proteção para abrigar a si mesmo ou aos outros. Defesa, afastar do mal, protetor, guardião. Conexão com os deuses, despertando, de vida mais elevada. Ele pode ser usado para canalizar as energias de forma adequada. Siga seus instintos.Manter a preensão de sucesso ou manter uma posição ganha ou ganha. Algiz invertida: ou Merkstave: perigo oculto, o consumo por forças divinas, perda de ligação divina. Aviso, Taboo, afastando-se, o que repele.

 Sowilo : ( S: O sol) honra Sucesso, metas alcançadas,.. A força da vida, saúde. Uma época em que o poder estará disponível para você para mudanças positivas em sua vida, vitória, sucesso, saúde e. Contato entre o eu superior eo inconsciente. Plenitude, poder, força elemental, a espada de fogo, fogo purificador. Sowilo Merkstave (Sowilo não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): metas False, maus conselhos, o sucesso falso, credulidade, a perda de objetivos. Destruição, vingança, justiça, derrubando de vaidade. Ira de Deus.

 Tiwaz : ( T:. Tyr, integridade, o deus do céu) Honra, justiça, liderança e autoridade. Análise, racionalidade. Sabendo onde suas forças verdadeira mentira. Vontade de auto-sacrifício. Vitória e sucesso em qualquer competição ou em assuntos jurídicos. Tiwaz invertida: energia e fluxo criativo estão bloqueados. Paralisia mental, a análise-over, mais de sacrifício, a injustiça, desequilíbrio, guerra, conflito, falha na competição. Diminuição paixão, dificuldades de comunicação e, possivelmente, a separação.

 Berkano : ( B: Crescimento) Nascimento, fertilidade geral, tanto o crescimento físico e mental e pessoal, de libertação.. Poder de regeneração e de luz da primavera, a renovação, a promessa de novos começos, um novo crescimento. Excitação do desejo. Um caso de amor ou novo nascimento. A prosperidade de uma empresa ou empreendimento. Berkano: problemas familiares e ou problemas domésticos. Ansiedade sobre alguém perto de você.Negligência, abandono, perda de controle.  Consciência confusa, o engano, a esterilidade estagnação.

 Ehwaz : ( E: movimento) Transporte.. Pode representar um cavalo, carro, avião, barco ou outro veículo. Movimento e mudança para melhor.Desenvolvimento gradual e constante progresso são indicados. Harmonia, trabalho em equipe, confiança, lealdade. Um casamento ideal ou parceria. Confirmação além de qualquer dúvida os significados das runas em torno dele. Ehwaz invertida: Isto não é realmente uma runa negativa. A mudança é, talvez, ansiada. Sensação de inquietação ou confinados em uma situação. Pressa imprudente, desarmonia, desconfiança, traição.

 Mannaz : ( M: a humanidade homem “eu”), O Auto; o indivíduo ou a raça humana.. A sua atitude para com os outros e suas atitudes para você. Amigos e inimigos, a ordem social. Forethought inteligência, criar, habilidade, capacidade. Estrutura divina, inteligência, consciência. Esperam receber algum tipo de ajuda ou cooperação agora. Mannaz invertida: Depressão, a mortalidade, a cegueira, a auto-ilusão. Astúcia, esperteza, manipulação, astúcia, cálculo. Não espere ajuda agora.

 Laguz : ( L:. Água, fluxo)  água, mar, uma fonte de fertilidade, o poder de cura de renovação. Energia de vida e crescimento orgânico.Imaginação e questões psíquicas. Sonhos, fantasias, mistérios, o desconhecido, o oculto, o profundo, o submundo. Sucesso em viagens ou aquisição, mas com a possibilidade de perda. Laguz invertida: Uma indicação de um período de confusão em sua vida. Você pode tomar decisões erradas e julgamentos pobres. Falta de criatividade e sentimentos de estar em um barranco. Medo, movimento circular, para evitar, murchando. Loucura, obsessão, desespero, perversidade, doença, suicídio.

 Ingwaz    : ( NG:. , Fertiliddade o deus da terra) fertilidade masculina, gestação, crescimento interno. Virtudes comuns, o senso comum, forças simples, o amor da família, o calor, o cuidado humano, a casa. Resto palco, um momento de alívio, sem ansiedade. Uma época em que todas as cordas soltas são amarradas e você está livre para se mover em uma nova direção. Ouça a si mesmo. Ingwaz Merkstave (Ingwaz não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): movimento de impotência, sem alterações. De produção, trabalho, trabalho, trabalho.

Dagaz : ( D:. De dia , aprofundamento) Breakthrough, despertar, consciência. Clareza luz do dia, em oposição à incerteza noite. Um tempo para planejar ou embarcar em uma empresa. O poder da mudança dirigida por sua própria vontade, transformação. Esperança / felicidade, o ideal. Segurança e certeza.Crescimento e solte. Ponto de equilíbrio, o lugar onde os opostos se encontram. Dagaz Merkstave (Dagaz não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): A conclusão, terminando, limite, fechando o círculo. Desesperança, cegueira.

 Othala : ( O: separação,. Propriedade Ancestral) Inherited propriedade ou bens, uma casa, um lar. O que é verdadeiramente importante para um. Grupo de ordem, a prosperidade do grupo. Terra de nascimento, herança espiritual, experiência e valores fundamentais. Ajuda em viagens espirituais e físicos. Fonte de aumentar a segurança, e abundância. Othala invertida ou Merkstave: Falta de ordem habitual, o totalitarismo, a escravidão, a pobreza,. Karma ruim, prejuízo, clannishness, provincianismo. O que um homem está vinculado.

Runas em branco ( desconhecido)

 : Não há suporte histórico para um "Runas Branca" em adivinhação rúnica.



CREDO

A verdade é que a vida é difícil e perigosa; que quem busca a própria felicidade não a encontra; que quem é fraco deve sofrer;

Que quem exige amor será decepcionado; que quem é faminto não será decepcionado; que quem é faminto não será alimentado;

Que quem busca a paz encontrará a luta; que a verdade é apenas para os corajosos; que a alegria é apenas para aquele que não

Receia estar sozinho; que a vida é apenas apara aquele que não tem medo de morrer.

                                                                                  - Joyce Cary



CONSULTAS ÁS RUNAS

           Há pessoas que reservam um período especial em cada dia, dedicado ao lançamento das Runas.

            Há pessoas que somente retiram uma runa, para saber a mensagem para o seu dia. Esta seria a runa de ODIN,  retira-se apenas uma única runa para ajudar a focalizar mais claramente sua questão e proporcionar uma nova perspectiva.

Você  pode fazer um lançamento de runas por três. Segundo Tácito, já era utilizado há 2.000 anos, produz uma leitura satisfatória, exceto se a questão for mais extensa e intricada.

Tendo uma questão clara na mente, escolha três runas, uma de cada vez, em seguida colocando-se por ordem de retirada da sacola, da direita para esquerda. A fim evitar uma alteração consciente no direcionamento das pedras, em particular depois que ficar familiarizado com seus símbolos, seria conveniente dispô-las com o lado em branco para cima e depois virá-la.

Após haver selecionado as runas, elas já estarão à sua frente, lendo a partir da direita, a primeira runa falará a situação como é, a segunda runa  ( no centro) surgirá o curso de ação requerido e a terceira Runa ( esquerda) indicará a nova situação que o envolverá, após você ter enfrentado seu desafio com sucesso.

A maneira como virar as pedras poderá ainda alterar a direção dos glifos, seja para a posição em pé ou invertida, isto também faz parte.
 
Estes são dois exemplos de leituras mas ainda há mais....

Faça suas Runas :   Podem ser feitas em madeiras com glifos aplicados, ou pedras, cristal de quartzo, ametista em que você também pode pintar os glifos ou comprar prontas em lojas

Especializadas. Se as fizerem, permita que a confecção se torne uma meditação.

EMPRÉSTIMO DE SUAS RUNAS:  O empréstimo é um assunto pessoal. Quando for para emprestar oriente-se tirando uma Runa da sacola. Em Pé significa “sim” e invertida significa “não”.

Enquanto estabelece sua prática de trabalho com as runas, você talvez considere ir registrando a orientação recebida, fazendo um diário, anotando dia, hora  data e condições prevalecentes em sua vida naquele momento. Isto permite observar a qualidade de seu progresso, à medida que for trabalhando com as runas.

Esta é uma canção nupcial escrita em Runas , séc. XI

A GRANDE INVOCAÇÃO

Do ponto de luz dentro da mente de Deus,

Que a luz flua para mente de todos

Que a luz desça sobre a terra



Do ponto de amor dentro do coração de Deus,

Que amor flua para o coração de todos.

Que Cristo possa retornar à Terra.



Do centro onde é conhecida a Vontade de Deus,

Que o propósito guie nossas pequenas vontades,

O propósito conhecido e usado pelo Mestre



Do Centro do que chamamos a raça Humana,

Que funcione o Plano de Amor e da Luz

E que ele possa selar a porta onde

Habita o mal

Que a luz, O amor e O pOder

Restaurem o Plano sobre a Terra                                         

- Alice Bailey






 Bibliografia : O livro das Runas

11@ ed. Ralph Blum Ed. Beltrona Brasil

            Conectar-nos com o nosso interior é acreditar que estamos no caminho certo. O nosso melhor amigo sempre será nós mesmo, pois todas as respostas estão em nossas atitudes em que praticamos em que falamos e não em que somente tomamos conhecimento. As runas podem ser ótimo auxilio para o nosso inconsciente, mas não substituirá nunca as nossas verdadeira ação enfrente aos nossos problemas dos quais
a aprendizagem é necessária mesmo que acreditemos que este acontecimento não é nosso.....





Nenhum comentário:

Postar um comentário