domingo, 19 de agosto de 2012

MANDALA MEXICANA - HUICHOL 'OLHO DE DEUS'




Original do México e depois fazendo sua viagem ao mundo. Nos Estados Unidos, popularente no sudoeste Novo México, Arizona, espalhando para Bolívia e outras partes da América Latina. Feitos por tribos indígenas ou Indianos.

Ojo de Dios é uma frase espanhola significando “Olho de Deus”.

O objeto é para proteger aqueles que rezam em altares. As Tribos Nativas Americanas acreditam que o objeto é um símbolo de coisas que não vemos e o podemos ver as coisas escondidas a olho nu.

O olho de Deus pelo Cristão em geral cresceu dos objetos criados pela tribo Navajo (Filtro do sonho) - nesta versão tem oito ou doze lados. A ênfase é no olho do meio do objeto que é criado em cor diferente do resto, representação de “Deus que tudo vê...”

O artista expressa uma oração ao confeccionar, pois pede a Deus para cuidar do ente querido. A oração tem propósito específico, saúde, dinheiro, sucesso, amor, etc.....   São também usados em cerimônias espirituais e rituais.

O Olho de Deus original é feito com duas varinhas cruzadas com cada ponto simboliza um elemento, água, terra, fogo, ar. Usado em altares pelas tribos e dado como sinal para os deuses.

Hoje usados em paredes da casa, carros, entradas da casa, pendurados para proteção.

Olho de Deus O Huichol acreditava que a elaboração de um objeto era uma maneira de entrar em contato com o mundo espiritual. Para proteção das incertezas do futuro, o Huichol  por vezes decorativos feitos, escudos cerimoniais com fios coloridos e varas. Estes escudos foram chamados olhos de Deus mantem um olhar atento sobre o pessoas que as fizeram. Para ajudar o deus ver melhor, as pessoas Huichol tecida fio preto ou um disco espelhado para o olho do deus. Quando as varas cruzadas, às vezes deixam uma abertura que permita aos xamãs (líderes religiosos que se acreditava ter poderes de cura) e deuses para viajar facilmente entre os mundos espirituais e da terra. As crianças pequenas levavam Huichol guiadas em uma peregrinação  para que os deuses pudessem aprender a reconhecer a sua rostos. O Huichol tecida semelhantes de palha ou mandioca e penduradas nos berços dos bebês, e entre os Grupos de mulheres usavam os pequenos como enfeites de cabelo. Alguns grupos presenteavam a forma de confeccionar “olho de Deus” que com isso foi se espalhando e hoje é vendido  para os turistas.

MATERIAIS - 2 ramos retos, paus ou espetos (Quanto mais tempo as varas, o maior olho do deus será) - Lixa (se usar ramos ou varas bruto) - Bolas de fios coloridos diferentes - Tesoura -  Cola branca  ou quente - Pena Pequeno (opcional) . Cruzadas varas com fio para vinculá-los.

 MODO DE FAZER

Se necessário, limpar as varas para remover quaisquer galhos e usar lixa para suavizar as manchas ásperas.

 Para um diamante em forma de olho de Deus, use varas de comprimentos diferentes. Para um quadrado, certifique-se de suas varas são do mesmo comprimento.

 Use um pedaço de lã sobre o comprimento de uma das varas para segurar os paus juntos. Cruze as varas e uni-los firmemente por cruzando o fio sobre as varas várias vezes. Dê um nó para mantê-los com firmeza no lugar. Recorte qualquer pontas soltas. Pegue uma bola de fios e passe pela vara ao olho de seu deus por atar a extremidade solta sobre uma das varas perto do centro. Agora atravesse o fio sobre o par próximo, em seguida, de volta por baixo e por cima novamente. Agora, fazer isso de novo na vara em seguida trabalhando sempre na mesma direção. O fio vai esticar entre as varas e formando o projeto.  Para mudar para a próxima cor, cortar o fio que você está trabalhando, deixando um pedaço de um centímetro. Dobre o pedaço pequeno através da última. Amarre e puxe e continue o trabalho.  Continue  envolvendo o olho do deus da mesma forma, mudando cores periodicamente, até atingir o tamanho desejado. Quando você concluir amarre o final da mesma forma que fez quando mudou as cores.  Para fazer bordas, fio envoltório frouxamente em torno de seus vara 5 ou 6 vezes. Deslizar um pequeno pedaço de fio através do topo laterais dos laços que você criou e dê um nó em torno de todas cordas. Cortar a parte inferior das laçadas. Amarre os pompons nas laterais e embaixo para formar Olho de deus. Faça um pequeno laço de fios na parte superior do olho do deus para pendurá-lo.

curso: Mandala terapêutica com  Olho de Deus   http://www.iet.pro.br/ct-mandala.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário